Comunicação

Totem

Importância da Opinião Pública

sábado, 7 de novembro de 2009 by Totem

Vários fatos indicam a importância que os públicos de uma empresa exercem, afinal, refletem em comportamentos na vida em corporação. Neste domínio a comunicação designa-se como uma compreensão permanente, que interferem e fazem parte das decisões nas organizações, envolvendo o público como responsável por criar a imagem positiva ou negativa da organização. Esse fundamento é datado de séculos ao qual convivemos, é claro que desde a antiguidade a influência que a opinião pública reflete na sociedade e posteriormente podendo ser reafirmadas nos dias atuais no contexto das organizações.

A liberdade de expressão é direito de todos - público ou empresa - não há monopólio da informação, e direito a expor idéias e posições, sobre vários assuntos. A opinião representa-se por uma agregação, necessitando que seja objetiva, compõe-se de opiniões diferentes, que por meio de discussões levam os integrantes a um consenso, por isso é de grande valor a opinião de todos os grupos.


No entanto, pode ocorrer o contrário - a manipulação da opinião pública - em vista do bem para a instituição. Há diversas empresas que se empregam variados artifícios como propagandas e marketing chamativo para ocasionar seus públicos de interesse para próximo de si, influenciando suas opiniões e idéias sobre seus produtos. O que passa a ser uma “manipulação da opinião pública”, abandonando a liberdade de expressão, tornando assim, uma estratégia de articulação perante o público-alvo. Em busca exclusivamente dos interesses próprios da empresa.

Novos modelos são colocados em prática a todo instante, avaliando desta forma a organização como senso a comunicação na formação na opinião pública. Nessa visão fica claro que a comunicação é um procedimento de construção de idéias, onde o emissor e o receptor interagem, com o intuito da troca de informações, almejando conseguir um objetivo único e satisfatório a ambos os lados.




Suellen Rosinha

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Porque a comunicação interna é importante ?

sexta-feira, 6 de novembro de 2009 by Totem

O mercado atual exige a gestão de relacionamento, em caráter das variedades de serviços disponíveis necessitamos conquistar e encantar todos os dias os nossos clientes. Atualmente a comunicação passou a ser inerente às organizações e a todo tempo precisamos estar informando e comunicando nossos públicos.

As empresas que investem nessa política tem o conhecimento de que manter a comunicação para seus públicos externos não é suficiente, é preciso investir na comunicação interna, pois os funcionários fazem parte da estrutura da organização, eles estando atualizados seja por murais, boletins, folhetos, e-mails entre outros, se sentem motivados e como verdadeiros colaboradores da organização refletindo diretamente na imagem e no lucro da empresa.

A Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. Também chamada de Endocomunicação, a Comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação. A comunicação interna de um modo geral amplia a visão do empregado.
Fica a dica de vídeo: a coomunicação interna, por Mario Persona.

Weslley Bertolini

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O mundo mudou, e você ?

segunda-feira, 2 de novembro de 2009 by Totem



“Nada mais permanente que a mudança”. Heráclito



Mudanças ocorrem continuamente, estamos em uma época de alterações contínuas. A tecnologia, por exemplo, a todo o tempo nos traz novas alternativas, e claro, de modo mais produtivo e mais cômodo.
Produtos são criados datados para desaparecer. Por meio disso, a concorrência entre as organizações tornou-se avassalador, não há um mercado “certo”, é preciso conquistar todos os dias. Estamos em estado de alerta, concorrentes investem na tentativa atrair clientes – antes fiéis e hoje prontos para trocar de serviço –em busca das melhores opções. Diante essa situação, há três tipos de comportamento a seguir:

1) Agir como um dinossauro: Não se adaptar → Extinção.

2) Agir como um avestruz: Esconder-se → Morte.

3) Agir como um astronauta: Reagir de forma pro - ativa → Sobreviver e crescer.

O mundo está em transformação, é indispensável também um consecutivo aprendizado para estar sempre atualizado. E as transformações dentro de uma empresa ? É... A mudança empresarial é a obra de alteração em toda a empresa, implantar novos procedimentos para organizar e melhorar, abrangendo a entrada de novos métodos, em busca de novas oportunidades de negócios. Em sua maioria, as transformações incidem em reorganização de entendimento e raciocínio. Mudam seus gerenciamentos, tecnologias e claro, estratégias.

Comunicar: 1. fazer saber, tornar comum. Comunicação: Capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas. Dicionário Aurélio

Os líderes possuem uma grande relevância, o gerenciamento de mudanças é o processo de apontar, governar e regular os impactos nos sentimentos humanos, de caráter a tornar mínima a presumível queda na produtividade. Os líderes necessitam analisar sempre a estrutura organizacional de sua empresa, para ter a garantia do progresso do clima empresarial.

Evelyn Spada

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